domingo, 28 de setembro de 2008

Mostra de Cinema - Semana da Comunicação

Como prometido, aqui vai a programação geral da Mostra de Cinema das obras que serão exibidas. No decorrer da Semana, postarei mais informações e curiosidades sobre os filmes e sobre os curtas.

Segunda-feira - 29/09
Filmes

14h – Pixote, a lei do mais fraco
Ano: 1981
País: Brasil
Dir.: Hector Babenco
Sinopse: História real. Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinqüentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.

16h30m – 25 watts
Ano: 2001
País: Uruguai
Dir.: Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll
Sinopse: Em Montevidéu, três rapazes tentam sobreviver a um domingo. Eles têm problemas com estudos e garotas, mas a única coisa que sabem fazer é ficar bêbados, dormir e encontrar pessoas estranhas.

Terça-feira - 30/09
Documentários

14h – Edifício Master
Ano: 2002
País: Brasil
Dir.: Eduardo Coutinho
Sinopse: Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.

16h30m – Screamers
Ano: 2006
País: Reino Unido/EUA
Dir.: Carla Garapedian
Sinopse: O documentário acompanha a banda System of a Down em uma turnê pela Europa e, neste percurso, explica o que foi o genocídio armênio – o primeiro genocídio do século XX. Um vasto arquivo de imagens, vídeos e depoimentos de sobreviventes é mostrado na obra, que também aborda questões sociais sobre os massacres de Ruanda, Camboja, Darfur, Saravejo e do Holocausto. Tudo isso misturado em meio à partes de shows do System Of Down.

Quarta-feira - 01/10
Filmes

14h – Baixio das Bestas
Ano: 2007
País: Brasil
Dir.: Claúdio Assis
Sinopse: Auxiliadora (Mariah Teixeira) é uma jovem de 16 anos explorada e mantida dentro de casa pelo avô Heitor (Fernando Teixeira), em um pequeno povoado na Zona da Mata pernambucana. Durante algumas noites, o avô leva a garota ao posto de gasolina para expô-la nua a troco de alguns reais. Na cidade, Everardo (Matheus Nachtergaele) e Cícero (Caio Blat) promovem orgias violentas na casa de Dona Margarida (Conceição Camarotti), onde moram algumas prostitutas. As vidas de todos se entrelaçam em um drama sobre a condição da mulher naquela região.

16h30m – Tartarugas Podem Voar
Ano: 2004
País: Irã
Dir.:
Sinopse: História real. Num acampamento de refugiados curdos (fronteira entre Irã e Iraque), semanas antes da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, as pessoas se reúnem para ouvir as notícias da guerra. A figura central é Satélite (Soran Ebrahim), um garoto que exerce a liderança entre crianças, jovens e adultos. O filme registra o caos em que essas pessoas vivem, o isolamento e a completa falta de informações relativas à guerra. Agrin (Avaz Latif), uma garota de 14 anos, chega à região com seu irmão e um filho pequeno. Eles, que encontram dificuldade em se relacionar com os outros refugiados, também acabam de passar por uma experiência traumática. Satélite tenta a aproximação, mas quase não há diálogo entre eles. Agrin entra em conflito também com o irmão, que pede que esperem mais um tempo antes de procurarem novo abrigo.

Quinta-feira - 02/10
Documentários

14h – Andarilho
Ano: 2007
País: Brasil
Dir.: Cao Guimarães
Sinopse: Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada um do seu jeito, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório.

16h30m – Zeitgeist
Ano: 2007
País: Reino Unido/EUA
Dir.: Peter Joseph
Sinopse: Documentário realizado com a finalidade de inspirar as pessoas a começar a olhar para o mundo a partir de uma perspectiva mais crítica e levá-las a compreender que as coisas, muito freqüentemente, não são o que parecem ser.

Sexta-feira - 03/10
Festival de Curtas

A partir das 14h, estaremos exibindo curtas de vários diretores (farei um post especial sobre o Festival)

LEMBRANDO QUE A ENTRANDA É FRANCA E AS SESSÕES ACONTECEM NA
SALA 201, DO BLOCO 11

Nenhum comentário: