segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Mostra de Cinema: Segunda-feira

Hoje começa a Mostra de Cinema, da Semana da Comunicação. A abertura acontece às 14h, com o filme nacional "Pixote, a Lei do Mais Fraco". Mais tarde, as 16h30m, exibiremos o filme uruguaio "25 Watts".


Pixote, a Lei do Mais Fraco
O filme foi baseado no livro 'A Infância dos Mortos', de José Louzeiro, e mostra a dura realidade dos jovens marginais que vivem do crime. E ao mostrar essa realidade, Babenco não procura poupar o espectador de cenas efetivamente fortes e contundentes.
Um dos pontos altos é o ótimo desempenho de seus atores: Marília Pera está magnífica, com uma atuação impecável, no papel da prostituta Sueli. Fernando Ramos da Silva, na época com apenas 11 anos, também brilha. Para completar, merecem também destaques as atuações de Jardel Filho, Beatriz Segall, Rubens de Falco, Tony Tornado e do estreante Jorge Julião, no papel do homossexual Lilica.

Premiações:
Festival de Locarno, Suíça - Leopardo de Prata (Hector Babenco)
Festival de San Sebastián, Espanha - Menção Especial da Crítica (Hector Babenco)
Festival de San Sebastián, Espanha - Menção do Júri da OCIC (Hector Babenco)
Associação Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA - Prêmio de Melhor Atriz (Marília Pera)
Festival de Sydney, Austrália - Prêmio de Melhor Filme



25 Watts
O filme conta a história de três amigos 9Leche, Javi e Seba), que acompanhamos durante 24 horas de aborrecimento na cidade de Montevideo. Leche tem um último exame para terminar, mas sua paixão pela professora dificulta a concentração. Javi vê-se obrigado a aturar as observações do filho do patrão. E Seba, um pouco desajustado de tudo, tenta alugar um filme pornô para ajudar a passar o tempo.
A vida deles parece caminhar no mesmo sentido que um hamster numa roda, sem vontade de trabalhar, estudar ou comprometer-se.
"25 Watts" foi rodado com poucos recursos, em preto e branco, mas isso não justifica que tenham sido tão escassos em enredo, abusando, sem sentido, dos tempos mortos e do humor disparatado.
A narrativa não vai a nenhum lado, as personagens, preguiçosas e irresponsáveis, não sofrem qualquer transformação, não permitem qualquer empatia, e nem sequer ficamos a torcer para que superem seus problemas. As sua idéias são tão básicas que não conseguem acender uma lâmpada com a voltagem do título.


Amanhã apresentaremos documetários:
14h: Edicício Master, de Eduardo Coutinho - Brasil
16h30m: Screamers, de Carla Garapedian - Reino Unido

Relembrando que as sessões acontecem na sala 201, bloco 11, da Univali (Itajaí) e a entrada é franca!

Nenhum comentário: